Os Malandros são todos da Regência de Ogum e Oxalá ?


Não. Porque somos Malandros de Umbanda e podemos ser filhos de todos os Orixás.

Eu li, reli, pesquisei, procurei, e todos copiam informações baseadas numa única proposta, afirmar por conta das cores utilizadas na Linha, o vermelho (Cor do Orixá Ogum em algumas vertentes de Umbanda) e o Branco (Cor de Oxalá). Mas quando eu digo, conheço um Malandro que não usa vermelho, usa cor preta e diz que trabalha pra Ogum, como faz ? 
Dá um nó, não é mesmo ?

Muita gente afirmava antigamente que os Malandros são uma Linha "livre", sem ordenança de Orixás, ouvi muito isso. Hoje eu interpreto esse Livre, em outro sentido, no sentido de porque eles podem trabalhar em muitas coisas, transitar em muitas linhas, por isso "livre", liberdade de trabalho dentro das Leis divinas. Mas isso não significa que não existam ordenanças dos orixás, não existe absolutamente nada na Seara Umbandista, sem ordem, hierarquia e autorização das divindades. É claro que me refiro as pessoas responsáveis, integras, terreiros sérios, com um trabalho organizado e caritativo da Malandragem. 

Eu tento estruturar ligações entre as falanges e os orixás há alguns anos, e não adianta, até hoje nada me dá certeza. Eu só obtenho certezas quando uma entidade afirma, quando ela explica, traz seu fundamento, me esclarece. 


Exemplo : Uma Malandra Maria Navalha das Almas vai riscar seu ponto, dar seu ponto cantado, após isso ela afirma que trabalha na regência de Oyá e Obaluaiê. Ela corta negativos com as forças da senhora dos ventos e leva os irmãos negativados através de ações de resgates. Isso para mim é ter um fundamento plausível. Mas nada impede, outra Malandra Maria Navalha das Almas dizer que trabalha pra Ogum e Oyá. 

Existem muitas vertentes nas Umbandas, cada irmão tem suas regras, suas raízes. Eu respeito, estudo, aprendo, escuto sobre todas. Porém, eu não entendo sobre Orixás pouco cultuados nas vertentes e suas ligações com a Malandragem. Eu não saberia escrever sobre Malandros de Ordem de Obá, Logun Edé, Otim, Oxumarê e Ewá. Isso não significa que médiuns desses orixás não tenham Malandros ou Malandras, significa apenas que eu não sei fundamentar, explicar sobre esses orixás com os Malandros e Malandras. Com certeza, podem existir outras pessoas que saibam. Mas eu só falo aquilo que conheço. 

Voltando as regências, cada Malandro ou Malandra recebe ordens diretas ou indiretas de um casal de orixás. Ambas as energias, feminina e masculina fazendo o equilíbrio. Raramente esses dois serão Orixás que o médium não tenha no Ori, eledá, egregora, etc. Eu desconheço isso. 

Exemplo : Uma Malandra Maria do Cais, ela disse que trabalha pra Oxum, mas Oxum é a segunda mãe espiritual da médium, sendo a médium filha de Oyá, mesmo assim, o fundamento está lá. Porque a médium tem Oxum. 

Espero que vocês tenham gostado, também espero ter esclarecido muitas dúvidas, mas ainda sim, estarei a disposição. 

Esse texto, assim como os outros está proibido para cópias, sejam parciais ou integrais sem prévia (expressa) autorização da autora. 
Plágio é crime. 
Respeitem os direitos autorais. 
Todos os direitos reservados.
Axé !

Postagens mais visitadas deste blog

Falange Camisa Preta e Malandro Miguel (Miguelzinho):

Pontos Cantados na Umbanda ao Seu Zé Pelintra e ao Povo da Malandragem :

Malandro das 7 Encruzilhadas