Malandro Zé Pretinho da Encruzilhada (Encruzo):
É preciso ter muita cautela para falar sobre o agrupamento de Zé Pretinho, os Malandros que trabalham sob o nome do Senhor Zé Pretinho, são Malandros que agem como "sombras", ou seja, Malandros que atuam como guardas, vigilantes, vivendo sob a luz da Lua Cheia nas noites da cidade. Esse Malandro em especial trabalha nos encontros das ruas, no mistérios dos cruzamentos, na magia do "encruzar".
Obs.: Encruzar - Não obtive autorização para ensinar isso por aqui, mas seus médiuns (junto com cambones) podem perguntar a eles sobre isso.
O termo "encruzo" é uma palavra derivada de encruzilhada, que determina muitas coisas, simboliza suas mandingas, sua forma de atuação, sua arte, seu jogo e seu lugar (Falange no Astral), essa designação é muito antiga, nas macumbas no passado, algumas entidades ao invés de dizerem Encruzilhada, falavam o Encruzo, mas são exatamente a mesma coisa e com o mesmo significado. Seu Zé Pretinho da Encruzilhada é um Malandro com muitos mistérios, um passado ligado ao sofrimento dos escravos, seus ancestrais protetores, junto a capoeira, sua grande arte e uma das suas fundamentações mais importantes. Gosta de cuidar das pessoas, mas é extremamente discreto com seus elementos, sempre muito sincero, pode ferir as pessoas que não estejam acostumadas com a verdade, não gosta de fantasias, sendo muito racional nas suas consultas e muito firme com seus medianeiros. Os médiuns desse Malandro são muito cobrados, andar na linha não é uma opção, é uma regra. É uma entidade que não admite pessoas abusadas, desrespeito, preconceito, ignorância ou intolerância.
Trabalha combatendo demandas, retira negatividades, realizando limpezas espirituais, curas, resgates de desencarnados nas ruas, captura quiumbas, neutraliza ataques de irmãos em negativação, também pode atuar na abertura de caminhos, proteções de famílias vulneráveis socialmente, vícios antigos e trabalho informal.
"Não é de muito falatório, mas quando fala, os outros lhe escutam com atenção, por conta de sua grande sabedoria, de poucas amizades, era um homem que muitos consideravam com coração ruim, mas os amigos verdadeiros sabiam exatamente com quem andavam, um homem leal aos amigos, determinado, inteligente, muito forte e seguro de suas escolhas." (Navalha da Lapa intuiu sobre ele, porque ele realmente não quis falar mais sobre si mesmo).
Características dos Malandros (Zé Pretinho da Encruzilhada):
Indumentária: Preto, vermelho e pouco branco. Gosta de calças sociais, calças de linho, em geral preta, raramente calça branca, camisas pretas, camisas vermelhas, chapéu panamá, chapéu veludo, chapéu aba curta, muito raro usarem cartola baixa. É raríssimo usarem acessórios ou exageros.

Comidas: Farofa de dendê, cebola, azeitona, salame temperado com limão, sardinha ou linguiça fritas no dendê, entre outras.
Bebidas: Cervejas fortes, cachaça, whisky, conhaque, etc.
Fumo : Cigarro filtro vermelho, charutos e charutinhos. Muito raro usarem cigarro de palha.
Fundamentos: punhais, terra de encruzilhada, baralhos, dados vermelhos, dados brancos, pedras vermelhas, pedras pretas, pimentas, dendê, terços, o uso de facas depende da doutrina do terreiro (peixeiras e facões), capoeira, crucifixo, bengalas, velas de cera e muitas outras coisas.
Espero que vocês tenham gostado, especialmente o seguidor que me pediu.
Salve Seu Zé Pretinho da Encruzilhada !
Salve a Malandragem !
Axé !
Esse texto não pode ser reproduzido seja parcial ou integralmente, sem autorização de sua autora.
Respeitem os direitos autorais. Não copie. Plágio é crime.