Falange das Rosas na Malandragem:
Olá amigos seguidores, conforme eu postei mais cedo, consegui finalmente autorização para escrever sobre a Falange das Rosas na Malandragem, elas não costumam autorizar porque algumas tem fundamentos muito antigos. Elas são raras, complexas, misteriosas, mas ao mesmo tempo são encantadoras, inebriantes e tem muita elegância. Essa falange tem origem no catimbó, quando um antigo espirito dessa linhagem chamava - se Rosa Pelintra, essa mulher que quase não tem espíritos de mesmo nome trabalhando nos terreiros e no culto de jurema, foi a primeira grande defensora das mulheres, e olha que ela já defendia muita gente como juremeira. Ela tem mais 6 irmãos, sendo duas irmãs também espíritos de imensa luz que agregam paz, cura (auto cura) e amor fraterno. A sua irmã mais velha é Joana, e a do meio Maria Pelintra, um dia escreverei mais sobre a Família Pelintra. Essa flor nordestina, mulher de fibra e coragem, foi a percursora em épocas que era muito difícil ser mulher, ser subjugada, passar fome e humilhações. Hoje outras mulheres vem em seu nome, ou com o nome de suas irmãs, tendo diversas faces, principalmente Mestra, Malandra e Baianas. Irmã do seu Zé, Dona Rosa Pelintra é de beleza incomparável, mas acima de sua beleza, existe a compaixão, a humildade e muita determinação para defender suas "filhas", na raça mesmo, porque se não for pra ser na raça e na peixeira, ela nem levanta.
Depois de Rosa Pelintra, outras mulheres surgiram, lutando pelos direitos dos menos favorecidos, principalmente as mulheres. É delas que irei falar com menos detalhes agora, e somente o que me foi autorizado.
Maria Rosa - Malandra mandingueira, é elegante, fina, tem muita sofisticação. É uma bela Malandra que trabalha para que as relações sejam harmônicas. Por ser muito antiga, nem sempre costuma manifestar nos terreiros, também é muito exigente com seus fundamentos, não gosta de brincadeiras, tem na dança sua grande magia.
Rosa Morena - É mais uma bela Mestra catimbozeira, que pode se apresentar com outras faces, inclusive como Malandra. É muito sedutora, sem nenhuma vulgaridade, fala as coisas com certa malicia, atrai olhares por onde passa, tem muitos apelidos ao longo dos anos nos cultos. Por isso lhe chamam Morena Rosa, Moreninha, etc. Mas ao conhecer e estudar, percebi que o nome original é o acima citado. Prefere casas que saibam sobre catimbó, que entendem e respeitam o culto.
Rosinha - É a mais nova da falange, pode se apresentar com muitas faces, caso seja como Malandra, será igual a todas, mas terá postura jovial, alegre, gosta que todos estejam felizes, defende suas médiuns com muita força, tendo personalidade impulsiva em muitas vidas. Tem algumas diferenças entre a Mestra e a Malandra, mas ambas são alegres, sensuais e tem muito respeito pelas Malandras mais antigas.
Rosa Malandra (Malandra Rosa) - Essa Malandra tem como contraponto o Zé Malandro, é um pouco mais séria e dependendo do agrupamento que pertence (Calunga, Almas, Cruzeiro), pode ser ainda mais séria. Protege muito os que lhe são devotos, detesta falsas promessas, pessoas que fingem ter fé, por isso cobra na mesma medida. É efetivamente Malandra, tendo pouca ligação com catimbós, pelo menos é pouco conhecida no culto. Fez sua vida em outras regiões, sendo mais parecida com Malandras urbanas, é boa conselheira, na verdade orienta a todos que tem fé verdadeira.
Malandra das Rosas, Malandra da Rosa Vermelha - Atuam muito próximos as comadres Pombagiras, trabalham as questões de vaidade excessiva e insegurança, principalmente insegurança mediúnica. Só ouvi falar de uma médium dessa entidade, o que dificulta obter maiores detalhes.
Maria do Rosário - A mais nova desse agrupamento, é uma malandra muito jovem, varia o humor de acordo com a falange, mas em geral é rara e mais séria.
Trabalham dentro das Leis, auxiliando na auto cura, cura dos males emocionais, são as mulheres que honram o sagrado feminino, promovem aumento da auto estima, determinação nos homens, fortalecimento emocional das mulheres, harmonia dos casais, das famílias, trazem leveza, amorosidade, sensualidade sem falta de respeito, e muitas outras coisas.
Se eu fosse falar dos agrupamentos, eu nunca mais ia parar de escrever rs. Acho que um livro seria pouco, espero escrever em breve, principalmente sobre a Malandra Rosa da Lapa (belíssima). Mas vou citar para ensinar a vocês mais um pouquinho.
Alguns Agrupamentos das Rosas na Malandragem:
Rosa Pelintra da Estrada;
Maria Rosa da Lapa;
Rosa Morena do Cabaré;
Rosinha do Cruzeiro; (Malandra);
Espero que vocês tenham gostado, pois eu fiz esse texto com muito carinho e venho pedindo autorização dessa Falange há muito tempo.
Salve as Rosas da Boêmia !
🌹Salve a Malandragem !
Obs: Esse texto não tem absolutamente nada haver com as Rosas de qualquer outra Linha sem ser as Malandras.
Obs: Respeitem os direitos autorais.
Imagem meramente ilustrativa.
Esse texto, assim como os outros, estão proibidos para cópias, sejam parciais ou integrais sem prévia autorização da autora. Por favor não copiem sem autorização, este material é protegido por direitos autorais. Plágio é Crime.