Saudações na Malandragem (Explicação simples):
Quem fala Laroiê está errado ?
Sim e não.
Em geral Laroiê é um fundamento ligado a Exus, Pombagiras e Exus Mirins. Já foi mais do que interpretado para todos os lados. A questão aqui é que como antigamente Malandros e Malandras vinham apenas nessa linha, tudo foi sendo associado. Por isso ainda é comum colocar Malandros na Casa de Exus, dar Padê (Não que não comam farofa), falar Exu Malandro, Pombagira Malandra, Pombagira Malandreada, Pombagira cruzada, Esquerda de Malandro, Malandro esquerdeiro, Zé quimbadeiro, etc. Hoje, após muitos anos, os Malandros e Malandras conseguiram esclarescer que são uma Linha, com fundamentos próprios, que alguns trabalham em conjunto com Exus, Pombagiras e Mirins, e que outros não trabalham, executando ordens apenas com Malandros diversos.
Essas pessoas não estão erradas, se aprenderam assim, tem a oportunidade de seguir separando a linha ou não.
Exemplo : Existem casas de candomblé que ainda cuidam de Ciganas do Oriente com Exus.
E existem casas de Umbanda que trabalham com Ciganas do Oriente apenas com linha própria, e cuidam de Pombagiras Ciganas junto com Exus, pois sua afinidade é com Pombagiras, bebendo anis, recebendo padê e gargalhando.
Aqueles, que como eu, já cuidam dos Malandros e Malandras, com seus fundamentos próprios vão aprender como saudar e as diferenças:
A costa Mestre - Esse termo surge na Jurema, pois nas casas de juremeiros e catimbozeiros, Mestres não "incorporam", o termo utilizado para a chegada é acostamento. Exemplo : Mestre Zé acostou no médium Davi.
Posso utilizar para qualquer Malandro ?
Não. Porque nem todo Malandro tem ligação, fundamento e autorização no Catimbó.
Mas e se meu Malandro já explicou sua ligação ?
Só isso não configura as coisas, é preciso uma série de complementos, hierarquia, estrutura, conhecimento da ciência e autorização. Nem todo Zé é Mestre, e muita gente não entende de Jurema, se apropriando indevidamente.
Salve a Malandragem - Termo mais utilizado, ele representa todas as falanges, comportando a egregora de Malandros e Malandras do médium, do terreiro, do plano astral, dos grupos existentes, etc..
Saravá Seu Zé Pelintra, Saravá Maria Navalha, Saravá Malandra da Calunga : Já foi mais utilizado, é um salve importante na liturgia umbandista. Podendo se aplicar á varias entidades e linhas.
Lapa Zé, Lapa Maria - corresponde obviamente aos Malandros dessa Falange.
Salve - Reverência básica, também é muito utilizada.
Obs : Cada pessoa aprende de uma forma, meu foco é ensinar, não desrespeitar. Caso queiram dizer de tal forma, o façam. Eu não sou a dona da verdade absoluta, apenas repasso como aprendi. E vão ter Malandros que não vão se importar com laroiês e outros que não vão gostar. Eu já aprendi com todos os modos.
Muito axé pra vocês ! Axé de Maria.