Direitos Autorais

Todas os textos, sejam parciais ou integrais, fotografias e imagens de todas e quaisquer criações incluídas neste blog/site estão sobre a proteção da LEI DO DIREITO AUTORAL Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução ou divulgação das mesmas com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive WEB, sem prévia consulta e aprovação. Não copie! Entre em contato: priscilacartomante@hotmail.com

quarta-feira, 30 de maio de 2018

O trabalho diversificado de Zé Malandro:



O seguidor Alexs Moura me pediu para falar do Agrupamento do Sr. Zé Malandro, mas esse grupo atua em muitos setores, por isso irei explicar cada um, até explicitar o trabalho na Malandragem.

O primeiro Zé Malandro é de origem nordestina, dentre os Mestres do Catimbó, ele é contemporâneo, não é tão antigo como outros, porém, não é atual como a roupagem do "Zé" moderno. Muito requisitado para resolver problemas graves, de cunho negativo, transformou se em um atuante nas defesas aos catimbozeiros e na valorização do próprio culto, sempre reforçando antigas tradições.

O Zé Malandro que atua na Linha da Esquerda da Umbanda, aceitou a denominação Exu, por ter maior afinidade com os compadres, porque na época sua Linha aqui não era aberta, estudada ou mesmo compreendida por adeptos e porque em muitos momentos sua energia precisou estar densificada para atuar nos planos inferiores. Muitos já não aceitam a corruptela "Exu Zé Malandro", preferindo trabalhar na Linha própria (Malandragem) agora mais presente nas casas de Umbanda. Existe também uma pequena parcela que trabalha com Exus diretamente, que se organizam nos trabalhos, através de cruzamentos. Exemplo : Zé Malandro hoje trabalhou cruzado com Exu. Mas não deixa de ser um Malandro.

Zé Malandro na Linha da Malandragem :
É um Malandro muito comum, o agrupamento é muito grande, porque o primeiro corresponde a um Sub Grupo com muitos espíritos, pode ter roupagem como velho ou novo, varia bastante no humor, alguns serão sérios, outros extrovertidos, outros irão alternar entre as duas coisas. É bastante flexível, podendo atuar em muitos trabalhos ao mesmo tempo, pode auxiliar em vários setores da vida, mas exige estudo, preparo e cuidado dos seus médiuns, não tolera desrespeito, preguiça, desordem ou brincadeiras com a religião. É muito atuante na linha, trabalhando em geral com o Agrupamento do Seu Zé Pelintra.

Características :
Indumentaria : Variada. Alterna roupas com as cores vermelho, preto e branco. Gosta de chapéus de qualidade, calças do tipo social ou calça simples. Tudo sempre limpo e organizado. Camisas listradas, camisas lisas e paletós são utilizados por alguns.

Fumo : Se for na Jurema, fumará o cachimbo com segredo e mistérios. Na malandragem utiliza cigarro de filtro vermelho e cigarro de palha.

Bebidas : Cachaça, Whisky, conhaque, cervejas fortes, etc.

Comidas: Farofas, salame, azeitona, queijo coalho, frios em geral.

Fundamentos : Baralhos, dados vermelhos, dados coloridos, punhais, velas vermelhas e brancas, velas brancas, tabaco, terços, ervas, bengalas, chaves e muitas outras coisas.

Obs: Respeitem os direitos autorais.
O Zé Malandro que atua no catimbó tem mais coisas diferentes e eu não fui autorizada a escrever.
Esse é um texto básico, nenhuma entidade é igual a outra e nunca será completo, porque mais coisas sobre Umbanda você deve aprender no Terreiro.

Espero que vocês gostem, em especial você Alexs Moura.
O celular quase apagou o texto todo, então é um milagre eu conseguir postar.

Axé !


Obs: Respeitem os direitos autorais.
Imagem meramente ilustrativa.

Esse texto, assim como os outros, estão proibidos para cópias, sejam parciais ou integrais sem prévia autorização da autora. Plágio é Crime.



onselectstart='return false'