São Jorge - Padroeiro da Malandragem:
São Jorge é um dos Santos mais populares no Brasil, os Malandros e Malandras também eram devotos de São Jorge quando vivos, alguns também louvavam Ogum nas macumbas, batuques, rodas, muitas vezes o canjerê era escondido, no alto do Morro com velha Benzedeira fechando o corpo, ou com mãe de santo no subúrbio rezando para proteção. Era na casa no fundo do quintal, era antes da capoeira, samba de roda ou gafieira, a religiosidade sempre fez parte da vida dessas pessoas. Não são todos os Malandros que eram envolvidos com isso, porém, a maioria se fortaleceu com ambas forças após o processo de fundamentação, quando morrem para o profano, renascem como entidades, reafirmando o compromisso com a lei, verdade, lealdade e justiça.
Seu Zé Pelintra tem São Jorge como um protetor de épocas muito antigas, mas ele também considera Ogum, que no calor da forja molda o ferro, distribui como grande guerreiro e ordena quando é a hora de empunhar a espada para defender demandas ou o momento de baixar a guarda pois nem tudo precisa de guerras. Mas algumas pessoas vivem em função de ataques, baixas vibrações e espúrios.
As guerras em favor de malefícios, nocividade e contra irmãos de fé são atos infundados, vociferam as maldades, mas as leis se aplicam naturalmente aqueles que atentam contra os filhos do guerreiro. E somos muitos, devotos dessa imensa legião de Jorge...