As Almas e a Malandragem de Umbanda:



Olá amigos seguidores, vamos falar de caridade e ancestralidade ?

O mês de maio tem uma regência muito forte da Linha dos Pretos Velhos, da Linha das Almas e Yorimá. Quase toda casa umbandista coloca no calendário homenagens aos Pretos Velhos, por conta da abolição da escravatura. 

"Mas acabou, cativeiro acabou..." 

Mas o que isso tem haver com a malandragem ?

Muitas coisas.

Certa vez uma Malandra me esclareceu sobre nossos trabalhos com ancestralidade, principalmente com os pretos velhos na umbanda. Muitas missões são coordenadas por pretos velhos e malandros, cada qual executando em uma esfera, buscando a evolução de seu médium, o processo de cura e o exercício do perdão. 

Seu Zé Pelintra tem muita ligação com as almas benditas, isso não significa que todo Zé tenha evolução espiritual para entrar em contato com energias vibrantes e salutares, mas a maioria dos falangeiros de Zé, tem um trabalho muito ativo e ordenado, dando prosseguimento em cultos muito antigos.

"O culto as almas era muito mais popular do que é hoje, e muitas coisas foram deturpadas, mistificadas ou conduzidas erroneamente. Antigamente o trabalho era mais fechado, tinha se fé, esperança, muita dedicação do "devoto". Era uma ligação com seus antepassados, suas práticas de bênção e harmonia. Era dentro do Mato fechado que se fazia reza, não tinha "festa", riso, ou desrespeito. Era só seu coração, sua fé, uma vela de sebo e um irmão positivo que partiu. Dali saiam os "milagres", que para o povo encarnado é simples, mas para nós eram curas." Zé Pelintra.

O trabalho entre essas linhas também tem fundamentos ligados às falanges do Cruzeiro e Calunga, com resgates, encaminhamentos e orientação. Tudo acontecendo com respeito mútuo entre linhas, com entidades que muitas vezes já tiveram vidas pregressas juntas.

Existem outros fundamentos menos falados, como nossas ligações com as entidades, muitas vezes um malandro ou malandra já nos conhece de outras vidas, e até a linhagem da família pode influenciar. Como famílias que cultuavam catimbó no passado, e nessa encarnação o médium tem malandros que recebem influências desses segmentos, assim como outras práticas religiosas. O assunto religiosidade é um pouco extenso, mas vou desenvolver com calma depois.

Espero que vocês tenham gostado!
Salve a Malandragem! Salve os Malandros e Malandras.
Adorei as Almas ! Salve todos os Pretos Velhos e Pretas Velhas da Umbanda !
Que vocês sempre tenham felicidade, sabedoria e o axé dos vovôs e vovós da nossa amada religião.
Salve as Santas Almas Benditas do Universo. Que elas possam sempre nos abençoar!

Axé!

Autoria: Priscila de Iemanjá e canalização de um Zé Pelintra. 
Imagem retirada do Google.

"Esse texto não está autorizado para cópias parciais ou integrais, sem expressa autorização da autora. Compartilhe diretamente da página. Mas não copie sem os créditos. Plágio é crime."

Postagens mais visitadas deste blog

Falange Camisa Preta e Malandro Miguel (Miguelzinho):

Pontos Cantados na Umbanda ao Seu Zé Pelintra e ao Povo da Malandragem :

Malandro das 7 Encruzilhadas