Direitos Autorais

Todas os textos, sejam parciais ou integrais, fotografias e imagens de todas e quaisquer criações incluídas neste blog/site estão sobre a proteção da LEI DO DIREITO AUTORAL Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução ou divulgação das mesmas com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive WEB, sem prévia consulta e aprovação. Não copie! Entre em contato: priscilacartomante@hotmail.com

segunda-feira, 4 de junho de 2018

São Jorge, Ogum e a Malandragem:



Esse texto nem estava programado como meus outros textos, mas me veio intuição de escrever, também me ocorreu de desfazer certas confusões que alguns tem como verdade.
Um dia li um texto sobre Malandros e Malandras, falando que seu "patrono" era Ogum, e por isso Malandros usavam vermelho, seu outro Chefe seria Oxalá, por isso branco. Porém, se nós formos na raiz das cores, Ogum tem múltiplas cores em várias vertentes da Umbanda, Ogum na Nigéria usa até preto (ligação com o ferro), Ogum pode usar verde numa casa, Azul escuro em outro barracão, isso gera grande confusão, atribuir á um único Orixá uma Linha inteira. Ogum é muito presente sim na Linha da Malandragem, ordenança de muitos falangeiros de Zé, mas todos os Orixás cultuados na Umbanda podem influenciar a Linha, tanto que Malandros do Cruzeiro podem trabalhar sob ordens de Obaluaiê, e por aí vai.
Mas, Priscila, porque todo mundo faz essa ligação, inclusive as próprias entidades ?
Porque Ogum e São Jorge são duas energias que representam a força de vontade dos seres humanos, eles trazem a vitalidade, a luta, a coragem, são a representação maior de guerra. Esse impulso, essa ordem, a união entre todos que tem fé em ambos, isso é o que tem haver conosco e com a Malandragem. Malandros tem devoção a Ogum e alguns á São Jorge, é uma confiança ancestral, é algo muito antigo, vem de outras vidas, outras épocas e se estende até o terreiro de Umbanda, porque quando você é chamado para ser um Legionário, soldado de luz, senhor da lei, você não retrocede. Você pede forças a esses dois e continua....

E vence.

Salve São Jorge Guerreiro ! Amém.
Salve Ogum ! Ogum Yê Patacori Ogum Jesse Jesse !
Salve a Malandragem !

Obs: Respeitem os direitos autorais.
Imagem meramente ilustrativa.
Esse texto, assim como os outros, estão proibidos para cópias, sejam parciais ou integrais sem prévia autorização da autora. Plágio é Crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

onselectstart='return false'