As Faces de Maria e a Indumentária de Malandras da Umbanda - Texto básico :



Eu vi algumas discussões sobre as indumentárias de Malandras, possíveis explicações a partir disso, opiniões diversificadas e também um texto de um seguidor, que em breve irei publicar. Mas aproveitando o espaço da página, quero ensinar mais algumas coisas a vocês, muitos aqui já até devem saber, outros irão compreender melhor, de qualquer forma espero ajudar a todos.

A utilização da calça :
Malandras não utilizam calças por causa das suas vivências, não só por isso. A calça também faz parte de um processo de aceitação delas nas casas umbandistas, elas pediam para mostrarem o seu fundamento, já que algumas receberam essa roupagem, esse arquétipo. O contraponto social, a força da mulher independente. Mas isso significa que apenas as que utilizam calças são Malandras "de verdade" ?
Claro que não.
Outras Malandras receberam seu arquétipo, fundamentação, mas suas atuações tem um direcionamento um pouco diferente.
Existem Malandras de todos os tipos, inclusive algumas que irão alternar no uso de calças e saias. Esse fato de alternar pode ter haver com sua roupagem fluidica, trabalhos naquela gira e gostos. Apesar de parecer vaidade, isso é algo simples, que elas ainda tem escolha, caso tenham autorização, é claro.

- Malandras de calça podem gostar de maquiagens e jóias.

- Malandras de saia podem gostar de roupas simples e poucos acessórios.

Malandras de calça e suas vivências :

Capoeira, fuga da policia, disfarce em ambientes masculinos, desafios sociais, gostos pessoais, orientação sexual quando encarnada, fluidez, agilidade, independência, luta (principalmente contra o machismo e abusos), roupagem fluidica, entre outras coisas. Um leque muito grande de possibilidades.

Malandras de saia e suas vivências :

Roupagem fluidica, feminilidade, sexualidade, atuação em questões amorosas, ancestralidade, gostos pessoais, sedução, elegância, entre outras coisas.

As entidades merecem respeito, independente se utilizam calças ou saias, ou mesmo se alternam no uso dessas peças. O trabalho realizado é o que realmente importa.

Salve todas as Malandras !

Obs: Respeitem os direitos autorais.
Imagem meramente ilustrativa.
Esse texto, assim como os outros, estão proibidos para cópias, sejam parciais ou integrais sem prévia autorização da autora. Plágio é Crime.

Postagens mais visitadas deste blog

Falange Camisa Preta e Malandro Miguel (Miguelzinho):

Pontos Cantados na Umbanda ao Seu Zé Pelintra e ao Povo da Malandragem :

Malandro das 7 Encruzilhadas