Malandro Zé Pretinho da Estrada


Olá amigos seguidores, com satisfação e alegria, vou postar sobre mais um falangeiro de Zé Pretinho. Em homenagem a uma seguidora que tem muita fé e nos pediu com gentileza sobre ele.
Seu Zé Pretinho da Estrada é um Malandro jovem, esse nome especificamente caracteriza homens jovens, alegres, extrovertidos, eles são os boêmios, corteses, reis da noite, filhos da madrugada, dentro da falange de Zé Pretinho não é o mais novo, mas certamente não é o mais velho. Carrega a energia do movimento, das verdades, cartadas e palavras certeiras. É conhecido como o "homem dos caminhos", mas não é Exu. Trabalha paralelamente com exus, pombagiras e baianos, mas teu seu trabalho diversificado, podendo trabalhar até em favor das almas, tem energia densa, porém, é calmo, atencioso e muito educado. Ele é apontado frequentemente como o Malandro que dispersa as energias negativas, ele absorve, neutraliza, corta e ordena. Os médiuns desse Malandro podem alinhar - se a essa energia, pedindo auto confiança, dinamismo, poder de decisões, mas é uma entidade que merece respeito, carinho, atenção e cuidado. Já que é necessário conhecimento, honestidade e doutrina para tratar dele, exatamente por ser quem ele é. Não é um Malandro qualquer, quem carrega Zé Pretinho, conhece sua energia. Bondoso, caridoso, pai, amigo, padrinho, mas quando é mal tratado, torna se imprevisível, não chega a ser violento, mas pode afastar - se. Seus caminhos normalmente são determinados por Ogum, Oxossi e Xangô, podendo ter variações.
Características:

Indumentária: branco e preto, preto e vermelho, todo branco, todo preto e muito raramente vermelho e branco. Seu chapéu é de boa qualidade, sua maior exigência material, podendo ser panamá clássico, veludo, entre outros. As Camisas, blusas listradas preto e branco, calça preta, calça branca costumam ser preferência. Não costumam usar cachecol. São raros os que usam. As penas nos chapéus são mistérios da Linha, poucos tem conhecimento sobre isso.

☘ F Fumo: cigarro filtro vermelho, cigarro de palha, charutos diversos.

Bebidas: Cerveja branca, cerveja preta, cachaças, cachaças com mel, whisky, conhaque, etc..
Comidas: Sardinha no dendê em 7, é um dos pratos principais, mas comem farofas, pimentas, linguiças, azeitonas, cebola, entre outros. Limão e pimenta são fundamentos importantes.
Fundamentos: Punhal, bengala, fumo, jogo do bicho, baralhos (verso preto), navalhas, facas, dominós, lenços, pólvora, dados brancos, dados coloridos, dendê, tabaco, samba de roda, samba de raiz, partido alto, velas bicolores preta e branca, moedas, cruz, crucifixos, terços, rezas, benzimentos, chaves, simpatias, magias de crendice popular, entre outros.
Eu espero que vocês tenham gostado, especialmente você Therezinha Maciel. Eu queria dizer mais coisas, mas não tive permissão.
Muito axé e Salve Zé Pretinho da Estrada.

Postagens mais visitadas deste blog

Falange Camisa Preta e Malandro Miguel (Miguelzinho):

Pontos Cantados na Umbanda ao Seu Zé Pelintra e ao Povo da Malandragem :

Malandro das 7 Encruzilhadas