Zé Pelintra do Morro



Atendendo ao pedido do seguidor Vinicius Sotero, irei falar um pouco sobre este Malandro que conheci em diversas roupagens, médiuns e terreiros.


Seu Zé Pelintra do Morro é um Malandro muito amigo, muito mesmo, parceiro de todas as horas, fica muito próximo de seus médiuns, devotos e "afilhados", e olha que não são poucos. Tem um carinho muito grande pelas mulheres, é charmoso, garboso, daqueles que trabalha com muitas, afinal muitos foram os rabos de saia que cruzaram seus caminhos, sempre com ginga e lábia envolvente, teve diversos casos amorosos, pra ninguém botar defeito rs. 

Trabalha com algumas pombagiras, poucas Malandras e muitos Malandros, tanto que é bem recebido em quase qualquer lugar, baixar na macumba e sambar é com ele mesmo. Mas nem só de galanteios e boêmia vive a Umbanda, então quando precisam, lá está ele ajudando, enxotando malfeitor, resgatando obsessor, benzendo a criança da Nêga do Morro, protegendo o guri que só quer estudar, defendendo o terreiro, lutando pelo pai de família, guardando as mulheres na noite perigosa, orientando seu médium, ensinando a um cambone e aconselhando todo mundo, ufa. Trabalha mesmo esse Zé, muita gente se engana por ele ter personalidade de trato fácil, boa pinta, esbanjando simpatia, mas esse Malandro sabe muito bem atuar nos trabalhos sérios e pode virar uma fera para defender os seus. 
Tem uma história muito bonita com os Morros, já que sempre teve orgulho de suas origens, é um amante inveterado da madrugada e tem no samba sua maior paixão. Na verdade não conseguiu me definir se gosta mais de mulheres, cerveja ou samba, mas definitivamente ele é feliz.
Trabalha nos caminhos de Ogum e Oxóssi.

Características:

Indumentária: branco e vermelho e raramente preto. Aprecia roupas de boa qualidade, gosta de tudo alinhado e exige muito em relação as suas coisas. Tem um carinho muito grande com seus chapéus e alguns utilizam cachecóis. 
Fumo: Cigarro de filtro vermelho.
Bebidas: Cerveja branca. Apreciam tulipas e canecas tradicionais.
Comidas: Salame, linguiça calabresa, queijo coalho, sardinha, ovos de codorna, azeitonas, entre outros.
Fundamentos Baralhos , dados vermelhos, dados brancos, dados coloridos, Capoeira, samba de raiz, samba de roda, partido alto, cachecol, punhal, canivete, navalha de cabo branco, chaves, sinuca, cachaças, pólvora, velas brancas, velas vermelhas e brancas, velas de cera, moedas (principalmente douradas), bengalas, entre outros.

Espero que vocês tenham gostado, especialmente você Vinícius.
Muito Axé do Zé do Morro pra vocês !
Salve a Malandragem !


Postagens mais visitadas deste blog

Falange Camisa Preta e Malandro Miguel (Miguelzinho):

Pontos Cantados na Umbanda ao Seu Zé Pelintra e ao Povo da Malandragem :

Malandro das 7 Encruzilhadas