Seguidores

sábado, 1 de março de 2014

O Carnaval e a Malandragem 2014



Olá seguidores, amigos, companheiros de jornada, filhos de pemba, filhos de fé, axé a todos. Estamos no período de recesso para muitos brasileiros. O carnaval, festa profana que para muitos é motivo de alegrias e para outros de recolhimento espiritual. 

O Carnaval chamado por algumas entidades de "cara preta" ou "cara suja" é um período que requer cuidados maiores do que em qualquer outra época do ano, isso porque, nesse período muitos espíritos estão se aproveitando dos médiuns desavisados. Eles usam das pessoas enfraquecidas espiritualmente para absorver sua energia vital e alimentar-se de seus vícios. A pessoa que não se protege, não busca o terreiro para firmar suas entidades de esquerda antes do carnaval, corre sérios riscos espirituais. Muitos terreiros antes de entrar em recesso, fazer as chamadas "Segurança", "Firmeza" ou "Proteção" e nesses rituais, nosso querido povo da malandragem são peças fundamentais. Os Malandros aconselham, recebem oferendas, pedidos, entre outras coisas, para que os filhos do terreiro tenham um carnaval seguro, livre de maléficos e zombeteiros. 

Algumas pessoas me perguntam onde ficam as nossas entidades nesse período, duas entidades me ensinaram de uma forma que vou lhes escrever aqui, porém aviso que cada terreiro é um terreiro, a forma que eu aprendi difere da de vocês e respeito quem pensa diferente. 


No Carnaval as entidades de esquerda ( Pombagiras, Exus, Exus e Pombagiras Mirins) E a Malandragem da Umbanda se dividem nos cuidados com os filhos de fé, eles protegem a todos que se previnem, respeitam e se cuidam. 


Exus e Pombagiras do Cemitério ( Calunga, Cruzeiro das Almas, Catacumba) ficam em postos de socorro, devido a quantidade de pessoas que desencarna nessa época. Alguns ficam um período na Calunga alternando com suas colônias.







Exus das Encruzilhadas, da Estrada - Alguns ficam no Terreiro, impedindo a entrada de Obsessores, demandas e quiumbas.

Pombagiras da Encruzilhada, Estrada, Cabaré e Pombagiras Mirins - A Maioria fica na Estrada, algumas acompanham suas médiuns.

Exus Mirins - Gostam de estar com as pessoas, no meio da bagunça,  se estiverem sem doutrina aprontam bastante com os foliões desavisados e desprotegidos. Os mais doutrinados, ficam na colônia ou em Cemitérios com os Exus Maiores.

Malandras, Malandrinhas, Malandrinhos e Malandros - O Povo da Malandragem gosta muito do cara suja, eles já foram homenageados muitas vezes, por várias Escolas de samba e blocos de rua. Em sua maioria os Malandros estão com o povo, alguns guardando seus médiuns, outros curtindo e vigiando ao mesmo tempo, os mais sérios vigiam pouco e depois retornam para ficarem de sentinela.


Algumas Malandras são mais tradicionais, gostam mais de rodas de samba e não curtem promiscuidades que ocorrem nesse período.

O importante nesse período são duas coisas essenciais : alegria e responsabilidade, isso faz parte das entidades, mas de nós também.

Desejo um Ótimo Carnaval a todos vocês Meus Seguidores !!!!!!!

Axé ô !!!!!!!

Saravá a Malandragem !!!!!!!






onselectstart='return false'