Seu Zé Mulato e Malandra Maria Mulata


Antigamente ambos os termos foram utilizados de forma pejorativa e racista para designar homens e mulheres pretos de pele clara, escravizados ou não. Atualmente o movimento negro vem fazendo um trabalho profundo de conscientização para não utilizar tais palavras. Porém, 4 pessoas me pediram para falar da entidade Zé Mulato e uma grande amiga de Minas Gerais, disse que a Malandra dela se chama Malandra Maria Mulata. Pensem na sinuca de bico, eu sou branca, posso ser anti racista, mas não sabia como escrever ou começar a estudar tais entidades. Já não dava para eu falar que poderia ser invenção de médiuns, coisas das nossas cabeças. 

Então comecei perguntando as médiuns negras do meu terreiro, elas falaram que a designação atual é ofensiva, mas os nomes era populares na época. Não só para ancestrais escravizados, como para aqueles que já eram livres.

Também consultamos seu 7 Navalhas (o "sabedor"), Malandra Maria Preta (Pérola Negra e Feiticeira), além da Malandra Maria Navalha para auxiliarem de forma a não propagar mais racismo e ofensas.

O que nos foi designado trazer a público, é que antes dos agrupamentos de seu Zé Pretinho e Malandra Maria Preta, o subgrupo era mais popular, tanto que os 4 nomes espirituais tem alguns fundamentos próximos que serão estabelecidos no fim deste texto.


O seu Zé Mulato é mais popular nas regiões Sudeste, suas vidas pregressas costumam estar relacionadas ao Rio de Janeiro, interior do Rio, interior de São Paulo e zona rural de Minas. Isso não é uma regra, mas é mais comum.

A Malandra Maria Mulata é mais ligada ao Nordeste e ao Norte. Tem muita fundamentação nordestina antiga, tem vidas atreladas ao Sertão, cidades ribeirinhas e ao interior. Tem personalidade forte, língua afiada, odeia mentiras.  Costuma passar seus fundamentos apenas a sua médium. E pode não dar o nome por conta das situações relatadas acima.


Ambos podem falar que são: Zé do Morro, Maria do Morro, Zé do Cais, Maria da Estrada, Zé das Almas, etc. Entre outros, preservando sua identidade e nome espiritual. Vale ressaltar, os termos pejorativos da época e/ou apelidos de capoeira são usados na espiritualidade, mas não com intuito de humilhação.


Alguns Fundamentos (resumo):


Indumentária: Preto, branco e raramente vermelho. Ambos usam calça, gostam de camisas (bem passadas e engomadas). Ela também pode pedir batas tradicionais (nada vulgar ou apertado).

Chapéu panamá clássico, chapéu de palha amarela, chapéu preto, chapéu branco e chapéu vermelho (Em geral aba larga).


Comidas : linguiça frita acebolada, farofas, ovo de codorna, pimentas, limão, costelinha, queijos diversos, entre outros.


Bebidas : cerveja clara de Boa qualidade, cachaças (magias).


Fundamentos gerais: fósforo, berimbau, baralhos, dados (em geral 3), navalhas (navalete), bengalas, crucifixo, terços, rosários, ervas, dominós, entre outros.


Espero que vocês tenham gostado.

Quero agradecer as entidades que me auxiliaram (especialmente a Domi no canal essencia_mandingueira).


Por favor, não vamos propagar mais racismo. Os estudos feitos são baseados em apenas conteúdo espiritual. Tais palavras não devem ser utilizadas fora do contexto.


Axé de Maria e Salve a Malandragem !


♣️

Postagens mais visitadas deste blog

Falange Camisa Preta e Malandro Miguel (Miguelzinho):

Pontos Cantados na Umbanda ao Seu Zé Pelintra e ao Povo da Malandragem :

Malandro das 7 Encruzilhadas