Malandro da Campina

Esse Malandro é tão "pé na porta", que mesmo eu não conhecendo nenhum médium dele pessoalmente, nem tendo lido nada sobre ele, ele quis que alguns fundamentos seus fossem mostrados as pessoas em geral, isso não significa que ele está aberto a mostrar sua estrutura espiritual, na verdade seus "recados" e o presente texto são mais para falar a importância de coisas muito antigas, falar sobre Linhagem espiritual de trabalho, assim como as pessoas saberem que ele não foi completamente extinto, ainda que quase ninguém o conheça, especialmente na Umbanda.
O Malandro da Campina é uma entidade mais ligada as giras da Quimbanda independente, ou seja, do culto de quimbanda, do que a Umbanda tradicional, entretanto, existem fundamentos diferentes quando ele trabalha na Umbanda, me foi explicado que esse Malandro tem ligações com demais malandros chamados "quimbandeiros", suas linhagens são associadas a esse culto de forma mais primitiva, antiga, e dentro da umbanda o mesmo estaria associado a falange Mata (Exus da Mata), quase extinto na Umbanda, atuando em missões conjuntas, porém isso é muito menor atualmente, essa falange em si teve parte de seu trabalho espiritual reduzido, por inúmeros fatores, um deles sendo a destruição da natureza e o afastamento dos encarnados devido a sua ganância. Além da ligação com quimbandeiros, falange Mata, ele também é associado a Baianos, Juremeiros e Boiadeiros (Umbanda). Sua outra forma de trabalho é relacionado ao campo santo, mesmo que isso não seja explicito nesse nome, esse homem pode ser um dos tarefeiros dos portais de Pai Obaluaiê, vocês imaginem o quanto é complexo para mim entender tantas formas de trabalho, linhagem e fundamentação. Quando ele me repassou essas informações, fiz várias anotações, e minha mentora Malandra Maria Navalha foi fundamental para me auxiliar nas dúvidas que surgiam conforme ele ia me narrando, ao mesmo tempo que ia me cobrando.
A atuação do Malandro da Campina é focada em trabalhos muito pesados, densos, porém ele tem uma forma muito peculiar de ensinar seus médiuns para os trabalhos acima citados, ele praticamente treina seus médiuns para tudo o que está porvir, é extremamente exigente com disciplina física, mental, mas é um grande professor ao lidar com consulentes, tendo paciência para repassar os desígnios da espiritualidade, tem bastante honra e trabalha a paciência em seus médiuns.
Não importa o quão impaciente seu médium seja, ou mesmo indisciplinado, ele é um homem sério no assunto espiritualidade, essa característica é marcante.
Sua palavra de honra é conhecida por todos nos planos, sejam inferiores (trabalho com resgastes), sejam superiores (aconselhamentos), os caminhos guiados por essa entidade são dessa maneira, é infinitamente melhor ter sinceridade ao lidar com essa energia, assumir os defeitos, corrigir os erros, do que tentar "enrolar" ou inventar histórias "para boi dormir"... (Canalização do próprio).
Pelo que se percebe, muito aqui foi transcrito, creio que não existem outros textos sobre ele, então me senti honrada, o meu conhecimento de quimbanda é muito pouco, eu entendo um pouco melhor sobre umbanda, a estruturação de umbanda é ligada as calungas, cruzeiros e almas, já na quimbanda independente é comum a falange Campina, sendo rara em ambas as religiosidades explicações profundas sobre a falange Mata. Existe sim, porém é raso, creio que por ser uma falange atualmente pouco conhecida, é mais difícil ainda entidades explicarem, principalmente de forma séria.
Fundamentos :
Indumentária - Camisa branca, calça preta, camisa preta (raro), chapéu branco com fita preta (limpeza), chapéu preto (defesas), raramente usa um blazer por cima.
Bebidas: Cerveja clara (branca), conhaque, cachaças em trabalhos específicos, raramente tem variações.
Fumo: Charutos de boa qualidade, cigarros naturais (tabaco com ervas de trabalho e cigarros de filtro vermelho.
Fundamentos Gerais: Bengala, punhais, pemba, ervas, crucifixo, rosários, flores frescas, turmalina negra, oráculos próprios, vela branca, vela preta e branca, orações antigas, entre outras coisas.
Espero que vocês tenham gostado !
Salve a Malandragem !
Salve o Malandro da Campina !
Atenção: Esse texto é proibido para cópias, fotocópias, sejam parciais ou integrais, não é permitido nenhuma cópia, leitura externa ou compartilhamento sem a autorização expressa da autora. Qualquer reprodução indevida será autuada conforme a Lei de Direito Autoral. Não copiem, plágio é crime.
Imagem meramente ilustrativa.
Axé !