Livre interpretação do Ponto Cantado "Malandra, Malandrinha":
" Malandra malandrinha, Da cor brasileirinha, O seu gingado me enfeitiçou."
Entidade feminina da Linha da Malandragem, cujo o grupo tem em sua maioria mulheres com vidas passadas no Brasil. Tem feições naturais do Brasil, é negra e tem orgulho do seu lugar. O seu "gingado" faz parte de seus fundamentos, seja nos vários tipos de samba, capoeira, danças populares variadas. Enfeitiça justamente por ser fundamento, sua atribuição, sua magia e encanto. Também enfeitiça por conta da beleza. Faz magias enquanto samba, enquanto ginga ou dá rasteira.
"Quando ginga as cadeiras essa morena faceira, alivia minha dor."
A magia da malandra ao chegar no terreiro, seu mistério e poder, força suficiente para não só alegrar os presentes, limpar astralmente, encantar sem que percebam, mas principalmente trazer alívio aos que perecem.
"Ela tem força na magia e não é de brincadeira. Desafia feiticeiro, e bota fogo no paiol. A morena juremeira derrubou cabra safado quimbandeiro que jurou o seu Terreiro só no rabo de arraia. Toma cuidado com ela. Ela esconde uma Navalha na barra da sua saia."
Ressalta suas estratégias, vigor e personalidade, avisa sobre seu jeito de lidar, um pouco impaciente, mas sempre verdadeiro.
Não tem medo de quem trabalha a serviço das trevas.
'Bota Fogo no Paiol' Assim que tem oportunidade neutraliza ataques obsessivos, tem vigilância máxima e tem confiança no próprio poder a serviço de Deus. O paiol era o lugar aonde ficava os sacos da colheita, muitas vezes o milho e coisas secas), ela não teme inimigos a serviço dos irmãos em negativação, pois tem amparo espiritual e defende como ninguém (fogo).
A morena juremeira - algumas malandras se auto descrevem como negras ou mulheres de cabelo escuro. Daí o termo morena empregado nesse ponto. O juremeira faz jus à ligação de algumas com o catimbó e culto a Jurema.
Derrubou "cabra safado" - referência às palavras populares no Nordeste.
Quimbandeiro - Feiticeiro, aqui é explícito como uma ação negativa. Precisamos diferenciar do termo que significa Curandeiro ou da religiosiodade das Quimbandas (independente ou dependente).
Jurar o terreiro no rabo da arraia, temos dois significados:
Primeiro : pode referir se ao golpe de capoeira Angola, também conhecido como meia lua de compasso. (Rabo de arraia : Ficando de lado, agacha-se sobre a perna da frente, estendendo a perna de trás. Faz-se um movimento de rotação varrendo a horizontal com a perna de trás esticada, apoiando-se na perna da frente, terminando em posição de ginga. O corpo do aplicante fica rente à perna da frente sobre a qual ele está agachado. O aplicante pode colocar as duas mãos ao chão para aumentar a sua segurança, ou apenas uma ou nenhuma mão).
Segundo : Pode significar soltar veneno, falar que faz, mas não faz.
É primordial ter cuidado, pois ela carrega armas a serviço das leis divinas e usará caso seja necessário. Mas essa arma nem sempre pode ficar exposta.
"Rainha de ouros. Com ela ninguém se mete. Maria Navalha. A morena bola sete !
Mulher conhecedora das forças sagradas da natureza, exímia jogadora de baralho, mulher com influência espiritual e que quiumbas temem. Honrarias com o naipe de ouros e a bola sete da sinuca, também ligação com o número 7 e sua importância na magia.
Espero que vocês tenham gostado!
Autoria do texto e Livre interpretação do Ponto Cantado : Priscila de Iemanjá.
Composição: Templo a Caminho da Paz
Pintura e crédito de imagem : Jerry D' Oxóssi.
Salve Malandra Maria Navalha !
Salve todas as Malandras e Malandrinhas da Umbanda!
Salve a Malandragem!
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Axé!