Facebook

Seguidores

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Relação de Maria Navalha e outros Malandros.


Olá Seguidores, meus respeitos a todos.

É com muita humildade, zelo e cuidado que abordarei o tema; Antes de tudo quero deixar claro, que não sou a dona da verdade, e vocês tem o direito de discordar ou concordar com o que escrevo, acho interessante os que me mandam emails, uns discordam e apresentam argumentos. Agradeço muito a todos que me mandam email. Estou devendo uma postagem á uma seguidora, sobre o Malandro Camisa Preta, espero em breve conseguir escrever, me desculpe pela demora inclusive. Voltando a Dona Maria Navalha e os outros Malandros, vamos tentar desmistificar ás relações da querida Malandra de umbanda e "companheiros" da Linha.



Muitas são as histórias e estórias sobre as entidades, a Malandra Maria Navalha tem muitas publicações, não só aqui, mas em muitos lugares da internet. Existem poucas casas que estudam profundamente suas histórias e mistérios. Eu conheço ela há alguns anos, quando criei o blog, muito pouco se ouvia falar sobre ela, alguns á excluíam do terreiro, outros tratavam como pombagira, outros achavam que era mentira das médiuns. Hoje ela é popular, quase todos os terreiros cuidam de uma ou muitas Malandras, alguns cuidam corretamente ao meu ver, outros não, mas vai de casa para casa. Dentro do que é dito sobre a Navalha, algumas coisas são verdadeiras e claras, ela é uma entidade brasileira, diferente da Linha das Pombagiras, que abrigam falanges de espíritos de muitos países. Estudei por muito tempo sua personalidade, características, como não tinha coisas dela em livros, apostilas ou sites, comecei a observa-la, fiz amizades com pessoas que tinham ela, até que finalmente ela incorporou no meu humilde terreiro, foi a glória, achei ela magnifica, mas isso é coisa de filha de fé umbandista que sou, pois ela é muito simples. Durante os estudos, percebi que cada um escrevia que ela nascera em um lugar, portanto isso é muito relativo. Ela pode ter nascido na Bahia, Minas Gerais, Recife ou Rio de Janeiro, isso não importa muito, porém vamos adentrar os mistérios dela e dos outros Malandros.



Já ouvi dezenas de vezes pessoas falando que Maria Navalha é mulher do Seu Zé Pelintra, eu não desconsidero o carinho, gratidão que algumas tem por ele. Isso quer dizer que algumas Navalhas até o consideram, porém, isso não é universal, muito menos comum, como a maioria das pessoas acha. Eu conheci Navalha que mal cumprimentava seu Zé, trabalhava com outros Malandros, mas não com ele. Aí surgiam outras perguntas, então ele matou ela ? Então ela matou ele ? Viveram ou não juntos ?




Todas essas indagações são muito vagas, pois seu Zé aparece nas histórias da Navalha, mas sempre como o boêmio que a salvou, que lhe deu uma Navalha de presente. Eu acredito que é daí que surgem ligações entre ambos. Apenas isso. Se eles tiveram ou não um caso, quando encarnados, isso não importa mais, pois eles vem nos terreiros prestar caridade, ajudar pessoas e não para pensar no que foram ou fizeram. É por isso que eles não contam suas histórias, porque erraram muito e estão nos templos espirituais para ajudar ás pessoas, que muitas vezes podem estar no caminho do erro também.


Outra coisa que acho interessante e merece ser falada, é que antes da falange das malandras, vieram os Malandros. Seu Zé é um encantado, mestre, originário do catimbó, portanto, acredito eu que quando a Maria Navalha desencarnou, seu Zé ou outras entidades de umbanda a acolheram. Para que assim fosse resgatada e tivesse a chance de melhorar.

Agora voltando para a relação da Navalha e outros Malandros, é o que disse no texto anterior, entidades não namoram, entidades não se beijam, entidades se respeitam muito e trabalham juntos, para ajudar as pessoas. As Malandras trabalham em sua maioria, com Malandros que elas já conhecem, ou seja, a Malandra das Almas pode trabalhar com Malandros com nomenclaturas afins, como por exemplo, o Malandro da Calunga. Eles podem ter sido, amantes, amigos, pai e filha, comparsas, irmãos quando encarnados, e é devido a isso que podem trabalhar juntos.

Muitos terreiros trabalham com a Navalha atualmente, praticamente todos a recebem, apesar de antes isso não ser tão comum, porém, ela mesma me disse, que tem entidades que ela não gosta de trabalhar, ela admite.  Ela não gosta de Malandros que ainda se acham os tais ...rs, não gosta de malandras muito refinadas, porque ela não é, fala que não combina em nada com ela, porém as respeita. 

E ela fala que Malandro por Malandra, ela é Maria Navalha.

Se houverem discordâncias, podem me mandar um email ou comentar na fã - page do Facebook.

Salve a Malandragem !!!!

Salve Maria Navalha !
onselectstart='return false'