Assentamentos e Firmezas na Linha da Malandragem:
Os Assentamentos nas linhas de umbanda não tem muito haver com o que se conhece por Assentamento dentro da ótica candomblecista. Dentro do candomblé existe uma hierarquia para a montagem, seguindo cada casa sua tradição formal, com os apetrechos, fetiches, sacrifícios e direcionamento dos zeladores. A força do Orixá é partilhada em inúmeros receptáculos, tais como potes, porrões, quartinhas, quartilhões, alguidares, terrinas, pratos, sopeiras, vasos, entre outros.
A semelhança para o Assentamento do Malandro está em também servir de força para o trabalho, criando uma conexão através do "assentar" de seu próprio axé, com sua energia e potência.
Entretanto, ao invés de uma lista pré estabelecida, temos um movimento inverso, onde cada espírito dita seu próprio Assentamento, sua imagem (representação simbólica), seus axés e quais são os fundamentos que regem sua força vibratória.
Não existem dois Assentamentos iguais, mesmo que os nomes espirituais para o trabalho sejam os mesmos. É claro que é muito comum que alguns fundamentos se repitam, como por exemplo terras, poeiras e pedras retiradas da Lapa para espíritos dessa falange, mas ainda sim, teremos diferenças muito simbólicas, como de qual "Arco da Lapa" retirar, como, quando e de que forma retirar a poeira, etc.
Muitos espíritos estão conseguindo trazer seus fundamentos a partir da expansão da linha, dos estudos e de como é importante trabalhar a energia da Malandragem dentro da Umbanda. Muita gente já percebeu, que não dá mais para negar o quanto de benefícios, desenvolvimento espiritual e boa sorte nos trazem esses guias de luz. Seus Assentamentos são estratégicos para o desenvolvimento mediunico, já que cada objeto tem uma simbologia fundamental, além de servirem como potências que podem (e devem) ser retroalimentadas, com orações, limpeza constante, bebidas, comidas, velas, tudo do bom e do melhor que podemos oferecer, principalmente a nossa Fé!
Os Assentamentos da Malandragem em geral levam otás (pedras de fundamento), areias, terras, poeiras, chaves, dados, baralhos, punhais, sementes, cristais, pemba, pós de axé, pingentes, búzios, dominós, moedas, entre outros, esses símbolos magisticos tem a regência do Malandro ou Malandra e são "arrumados" em pratos, alguidares, quartinhas.
Vale salientar mais uma vez que cada espírito tem sua própria fundamentação, sendo impossível aprender sem que seja com os próprios. Eu não confio em zeladores (zeladoras) que não escutam os espíritos, só estamos aqui porque eles nos ensinam. Se um espírito traz um fundamento que tem sentido para a umbanda, tendo como exemplo uma Malandra que certa vez pediu poeira do Cais e um pedaço da madeira de um barco antigo, ao contrário de um médium mistificando quando disse que o espírito pediu para colocar drogas (que não fazem parte da nossa religião). Temos aqui dois exemplos clássicos, quando o espírito e o médium são sérios, vemos de longe.
Assentamentos são feitos em horas apropriadas, dias apropriados, quando o guia já trouxe seu nome completo (Malandros tem três "nomes" - nome espiritual, primeira falange, segunda falange), riscou ponto (quando também traz o ponto cantado, importante para muitas casas), o médium já foi coroado, tem suas obrigações de umbanda em dia (amacis, camarinhas, deitadas, etc), tem cargo ou porque foi autorizado.
A principal diferença de uma firmeza para um Assentamento, é o tempo e a montagem. Um Assentamento é feito para durar mais de 7 dias, ser limpo constantemente, receber boas oferendas (comidas de malandros), bebidas, velas, orações e ritos adequados.
Já firmezas são realizadas para algumas horas até 7 dias de duração. Tem a composição básica de uma bebida, dados, baralho, dominó, rosários, comidas e a vela. Com poucas variáveis, de acordo com o objetivo a ser trabalhado.
O texto representa a minha doutrina de umbanda, não deve ser atribuído a candomblés, batuques ou mesmo jurema. A jurema tem estrutura distinta, normalmente com a centralização na mesa com as simbólicas cidades dos mestres representadas, além dos seus segredos em meio a natureza.
Esse é um dos assuntos intermináveis, mas espero que vocês tenham gostado. Estou a disposição para qualquer dúvida.
Salve a Malandragem !
Axé de Maria!
Lapa Zé!
Autoria : Priscila de Iemanjá - Administradora do Blog Malandros e Malandras • Mantenha os créditos.