Seguidores

Seguir por Email

Rádio da Malandragem - Blog Malandros e Malandras;

sábado, 24 de março de 2012

Nomes de Malandros e Malandrinhos, Malandras e Malandrinhas :



Olá queridos seguidores do Blog Malandros e Malandras, hoje vim falar sobre um assunto, que as pessoas ainda tem muita dúvida, e sempre vem me perguntar sobre, eu não sou a dona da verdade, aliás sou uma pessoa muito simples, bem humilde mesmo, e meu conhecimento é pouco sobre a malandragem, ainda tenho muito a aprender com os mestres de luz, e meu amor por eles e minha consideração com vocês, é o impulso, para cuidar do nosso querido Malandros e Malandras, com tanto carinho e amor.

Hoje vou falar sobre essas dúvidas, e tentar ajudar meus amigos e irmãos umbandistas, sobre os nomes de Malandros em geral.

Porque escolhi esse tema, além de ser correlato e sempre estar sendo-me questionado, o fato também de grandes mistificadores em inventar nomes de entidades, que não existem.

A questão é que muitas vezes os médiuns, necessitam de doutrina e orientação, e nem sempre a tem, então os nomes vão surgindo, sem fundamento algum.

Não quero ofender ninguém aqui, essa não é minha intenção, mas todos sabemos que estudos sobre a malandragem, são raríssimos, é por isso que são confundidos ou levados a um caminho, que foge a Linha e sua tradição.

Eu vou tentar , com muita humildade, e ressaltando que sei muito pouco, para esclarecer sobre origem das entidades de luz.

O que é Origem?

Origem é o ponto de força das entidades de Umbanda, são lugares que os caracterizam, que eles são ligados, são antigas áreas de atuação, ou mesmo lugares que utilizavam quando encarnados.

Os mesmos não habitam estes lugares no Plano Terreno atualmente, eles só atuam, recebem oferendas, e realizam trabalhos de doutrinação e orientação de outros espíritos.

Como assim ? E eles ficam aonde ?

Cada entidade de Umbanda, habita uma Colônia própria, com outras entidades afins, num Plano, que dependendo da entidade não é, nem superior, nem inferior, como por exemplo, nossos amigos guardiões e Guardiãs, Exus e Pombogiras, ficam num Plano neutro, em Colônias diferentes.Com os Malandros e Malandras, Malandrinhos e Malandrinhas, ocorre a mesma coisa.

Um exemplo mais claro, é a existência de uma colônia só para as senhoras ( Pombagiras), outra para os Exus ( Senhores guardiões).

E na Malandragem ocorre a mesma coisa, uma para as Malandras e outras para Malandros.

Os antigos mestres e catimbozeiros, juremeiros mais antigos, dizem que seu Zé , vive numa cidade chamada Juremá, eles acreditam que seu Zé e outras mestras, estejam neste local, antes dos trabalhos, em que invocam eles.

É um pensamento, e um esclarecimento bacana, apesar de eu não denominar estas colônias, é o que acredito.

Por isso, pensar que eles estejam o tempo todo, no plano material, é uma idéia, que já não existe mais, grandes espíritos evoluídos, tem ajudado e informado aos filhos de pemba de alguns terreiros de umbanda.

Agora vamos voltar a falar sobre nomes.

Porque determinados nomes, não condizem com as entidades de luz?

Simplesmente pelo fato, de que os mesmos são ligados a seus pontos de força, exemplo :

Malandras e Malandrinhas ;

Lapa.

Morro . Ladeira.

Botequim.

Cabaré.

Estrada.

Encruzilhada.

Calunga. Cruzeiro das Almas.

Cais . Porto .

Não existem entidades de Malandras, com outros pontos de origem, o que pode existir é uma Malandra mais rara, com nome por exemplo: Malandrinha da Rosa Vermelha, Malandrinha do Baralho.

Mais é só isso, vamos ter bom senso, quando você ouvir, em um terreiro de umbanda, um nome completamente divergente a isso, fique atento ao médium.

O dirigente tem que saber, que nomes raros existem, mais o que não existe é mistificação, originado do animismo de certos médiuns.

Vou dar uns exemplos bizarros , que eu já ouvi :

Malandra 7 caveiras

Não existe isso, pode existir Malandra da Calunga, ou Cruzeiro, Mais 7 Caveiras não.

Sete Caveiras é um fundamento de Lebara e Exu, portanto nada a ver com Malandros e Malandras.

Malandra do Campo

Também é um nome sem fundamento, Campos, campinas são pontos de origem de outras linhas como ibeijadas e ciganos.

Pode existir Malandras ligadas ao nome Rosa, pois elas tem uma falange, em que os fundamentos são interligados.Normalmente também trabalham com as Malandras do Cabaré.

E caro leitor, vamos pensar, você imagina Seu Zé, Dona Navalha ou qualquer outro Malandro, num campo ?

Acho que não, né.

Malandra 7 Coroas 

7 coroas ?

Ouvimos direito isso ?

Vamos devagar, para tudo ser bem explicadinho.

O 7 é o número cabalistico, hora relacionado ao Orixá Ogum, ora as linhas da Umbanda iniciática, também é ligado a muitas falanges, linhas e seres da Umbanda sagrada.

Até aí é um ponto.

Por exemplo, uma Malandra existente atuante na linha, é a Malandra das 7 Encruzilhadas, ela realiza trabalhos muito bons, sobre limpeza e descarrego.

Mas desde quando, coroa é ponto de força ?

Desde quando existe rei, rainha, princesa, príncipe ou majestade, nas entidades de luz ?

Alguém acha realmente que eles querem esses títulos?

Claro que não, seu Zé, Dona Navalha e todos os outros, chegaram muito devagarinho, com muita humildade, tentando conquistar seu espaço, para unica e exclusivamente, realizar um grande feito, a caridade pura, a bondade e trazer felicidade aos adeptos da nossa religião.Por isso, que não existe o melhor, ou a melhor, entidades são todas iguais, e todas buscam a evolução.

Entendem que por isso certos nomes, não existem .

Eu acredito nos pontos de força, acredito na luz das entidades e acredito no bom senso e lógica.

Eu falei muito sobre as origens das entidades, agora vou falar sobre o nome em si, são muitas Marias nessa legião, não é ?

Elas recebem esse nome, para atuarem nos centros de umbanda, recebem de superiores, já que os nomes , quando encarnadas, são extintos.

E como as falanges sempre são comandadas por uma Maria, elas também recebem essa denominação, o que as diferencia são seus pontos de origem mesmo.

E como é escolhido seu ponto de origem ?

Normalmente são lugares que elas conhecem muito bem, que são ligadas, ou que quando encarnadas frequentavam.

Exemplo :

Rosa da Lapa era uma mulher da boêmia, gostava muito das farras, foi pega pelos vícios, era mulher sem honra, muito cheia de si, que atraia muitos homens, sem importar-se , quantas famílias iria destruir, esta mulher a Rosa da Lapa, morreu na Lapa, perto dos arcos, e como errou muito, quando desencarnou vagou por anos ali, sem aceitar sua condição espiritual, foi quando , foi resgatada, e levada para uma colônia, aceitou ajuda, e hoje ajuda muitos, praticando o bem, e a caridade, na chance de evoluir.

Esse é só um exemplo, é assim que as Malandras, são escolhidas, para realizarem grandes trabalhos nas vidas de seus devotos.


Em relação aos Malandros, eles são comandados por Seu Zé Pelintra, e seus pontos de força são parecidos com as Malandras, apesar de ter uma gama um pouco maior.

A Linha é a mesma, mas eles são mais antigos, por esse razão existem mais Malandros que Malandras, elas são bem novas, e surgiram a pouquíssimo tempo, mas nem por isso, vamos deixar criarem nomes que não tem a ver com eles, e que são obras da cabeças humanas.

Este Texto é de minha autoria, se você discorda, ou conhece outras entidades, que eu não conheço, sabe suas origens, pontos de força, histórias entre outras coisas, agradeço se mandar-me um email, ou mesmo um comentário.

Um Abraço Fraterno.

A Cartomante.







sábado, 10 de março de 2012

CD No Catimbó do Zé Pelintra :


CD No Catimbó do Zé Pelintra

12 Faixas

Pontos:

01- Congá De Zé Pelintra
02- Trabalho De Zé Pelintra
03- Amigo De Zé Pelintra
04- Zé Pelintra
05- Aruanda De Zé Pelintra
06- Magia de Zé Pelintra
07- Balanço Da Canoa
08- Catimbó De Seu Zé
09- Zé Enganador
10- Sem Pai Nem Mãe
11- Seu Zé Pelintra

Disco com pontos exclusivos para o Malandro Zé Pelintra! 

Download no 4shared:


Retirado do Site Discos Completos de Umbanda, o qual inteiramente recomendo, e do site 4shared, um excelente site em referencia de compartilhamento de arquivo gratuito.

Olá, queridos seguidores, elaborei esta postagem, mediante o email, que recebi de um de nossos leitores fiéis, trata-se do Julio, que ressaltou e pediu-me, para disponibilizar as músicas que tocam aqui na nossa Rádio da Malandragem, olha Julio, algumas das músicas que são tocadas na rádio, eu retirei deste CD, que apesar de antigo, é muito bom, se você tiver oportunidade baixe ele, claro que nada do que estamos fazendo aqui é para fins comerciais, portanto não é ilegal, mas é uma forma de termos, um arquivo pessoal dos pontos maravilhosos da querida Malandragem !

Espero ter ajudado, aos poucos vou disponibilizar mais arquivos de áudio relacionados a Malandras e Malandros, dentre eles o querido Zé Pelintra.

Um Abraço Fraterno a todos !

Priscila.




onselectstart='return false'