Seguidores

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Seu Zé Malandro.I



O nome dele é seu José dos Anjos, nascido em 1843. Confundem muito, achando que ele é Exu, mas ele não é. Ele é um mestre. Ele trabalha muito bem no Catimbó, no feitiço. Ele vem nas quatro linhas: tanto na linha das Almas, na linha dos Pretos-Velhos, na linha de Caboclo, na linha de Exu. Ele é o irmão mais velho de Zé Pelintra. Faz parte da falange dos malandros, assim como seu Sibamba, Zé do Coco, Zé Pretinho e muitos outros; mas assim nas quatro linhas só seu Zé Malandro, Zé Pelintra e seu Sibamba também podem vir.

Seu Zé Malandro é um mestre de Aruanda. Ele era um trabalhador, só que ele foi um rei da boemia, da malandragem, muito mulherengo. Ele saiu de Pernambuco fugido, foi pro Rio de Janeiro, reinou no Rio, nos morros. A linha que eu trabalho é essa do Zé Malandro do Morro, porque existem outras duas linhas: o Zé Malandro da Maloca e o Zé Malandro da Lapa também.



Praticamente seu Zé Malandro é o mesmo Zé Pelintra, são irmãos, só que enquanto seu Zé Pelintra era um boêmio da Lapa, seu Zé Malandro era mais do morro.





onselectstart='return false'