Seguidores

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Malandro Baiano ;



Malandro Baiano e o Linguajar Baianês

Certa feita, saí cedinho de casa pra um falapau na casa de meu primo  carnal, Muriçoca, lá no fim de linha do Pau Miúdo.
Tava o maior auê no  ponto de ônibus. Gente como a porra, uma renca de menino oferecendo  geladinho, um esmolé, cheio do pau, abusando todo mundo, vendedor de  rolete gritando feito a porra e os garotos vendendo menorzinho no quente-frio colorido.
De junto de mim, um cabo verde todo infatiotado  passava a patapata na cabeça, enquanto defronte a filha da baiana do acarajé, uma menina cheia de pano branco, mastigava um cacetinho.
Eu  já tava ficando retado, porque já fazia uma hora de relógio que a  zorra do buzu não passava. Aí a arabaca chegou, cheia como quê.
Tive que entrar a pulso, mas pra tomar uma, eu faço qualquer coisa, e na  paleta é que eu não ia. Apurrinhado, fui me espremendo lá pra frente e consegui passar pela borboleta.
Num daqueles freios de arrumação,  fiquei de pau grande, fazendo terra numa graxeira bem muderninha, toda empiriquitada, mais enfeitada que jegue na Lavagem do Bonfim.
Ela tinha uma inhaca, que misturada com o espanta nigrinha que usava, me causava um certo entojo. Mas eu, que faço terra desde o tempo de dom corno, não ia vacilar. "É hoje que eu vou lavar a jega," pensei. E  fiquei ali, mal sabendo o esparro em que eu ia cair. É que daí a pouco o motorista deu outro freio de arrumação e eu me desapartei da tribufuzinha e me encaixei num negão tipo segurança do Olodum. Tá  rebocado, eu pensei que ia bater a caçuleta.
O negão virou e fez: - Qualé meu irmão? Tá procurando frete comigo, é? Eu lhe dei ozadia por acaso?
Resultado: levei um cachação que doeu como corno, e fui parar  lá na casa da porra. Foi o maior mangue dentro do buzu. Enquanto eu me lenhava, ouvia o povo dizer: - Pique a porra nesse chibungo, ôôôôxe,  tem mais é que estabocar com este sacana mesmo!!!... No meio daquela zuada toda, resolvi tirar o corpo e na primeira sinaleira que o buzu  parou eu me piquei. Jurei que mais nunca entro em carro com enxame de gente.
Quanto às fubuias, tive que infonar, mas de hoje a oito possa ser que eu passe lá. Só que na próxima vez vou pedir a um taquiceiro  pra me levar, que eu não sou menino nem oreba, pra ximbar de novo. Se não entendeu nada do que leu, das duas uma: ou não é baiano, ou  precisa conhecer a Bahia!
Autor :Nivaldo Lariú -Diconário de Baianês
onselectstart='return false'