Seguidores

sábado, 18 de dezembro de 2010

Chapéu Panamá;





História



O chapéu Panamá é feito há mais de 1000 anos, tecido por índios incas. Cada um demora de 2 dias a 6 meses para tomar sua forma final. A palha,matéria-prima do verdadeiro chapéu Panamá, é encontrada apenas no Equador.



"É chamado Panamá, porque quando os franceses, e depois os americanos, construíram o Canal do Panamá, passaram a usar os chapéus para se proteger do calor e da umidade, imitando os trabalhadores locais. Ao voltarem aos seus países, eram perguntados de onde eram estes chapéus, e respondiam, do Panamá. E assim, no mundo todo, ficou conhecido com este nome. Até hoje, é usado pela realeza em todo o mundo." (Chapéu Panamá original, veja o site.)



 É definido como chapéu Panamá (para a moda) o chapéu mais robusto com abas retas e 'corpo' arredondado, independente se segue ou não o ritual de fabricação do panamá original.





O verdadeiro chapéu Panamá tem uma fita preta logo acima da aba, mas esta fita pode ser trocada por lenços, fitas coloridas e até por aplicações de flores e brilhos, vale personalizar seu Panamá para se destacar ainda mais!



onselectstart='return false'